Os Dentes Merecem Atendimento Prioritário Antes e Pós Tratamento Oncológico.
Você Sabia?
Não sei se aconteceu com você!
Quando descobri o câncer, de pronto iniciei a saga, buscar por tratamento ágil.
Nenhum médico que me atendeu, me encaminhou para um tratamento odontológico, pois é.
Descobri através de outras pessoas o quanto era importante, antes de iniciar o tratamento de quimioterapia, fazer consultas ao odontologista, deixar os dentes ou melhor, a saúde bucal, em dia, coisa que eu não fiz, eu não sabia que era tão importante.
Como Fica Meu Sorriso Pós Tratamento de Quimioterapia?
Os ex-pacientes de câncer devem fazer consultas regulares com dentista.
Você pode estar surpreso pelo fato de seu dentista ser importante no seu tratamento contra o câncer.
Se você consultar um dentista antes do início da quimioterapia, isto o ajudará a prevenir problemas graves em sua boca. Os efeitos bucais geralmente acontecem quando a boca não está saudável antes do início da quimioterapia.
Nem todos os problemas podem ser evitados, mas quanto mais efeitos colaterais você puder evitar, melhor.
Como a quimioterapia afeta a boca?
A quimioterapia é a utilização de medicamentos para tratar o câncer. Esses medicamentos matam as células cancerígenas, mas também podem danificar as células normais, incluindo as células da boca.
Os efeitos colaterais incluem problemas com seus dentes e gengiva; o tecido mole de sua boca (mucosa bucal); e as glândulas salivares que produzem saliva.
Quando devo consultar um dentista?
Você deve consultar um dentista pelo menos duas semanas antes do início da quimioterapia. Se você já deu início ao tratamento de quimioterapia e não foi ao dentista, vá o quanto antes possível.
Dependendo do tipo de tratamento realizado esses pacientes podem apresentar problemas como:
- A quimioterapia pode afetar o esmalte dos dentes e aumentar o risco de problemas dentários a longo prazo.
- Altas doses de radioterapia administrada na região da cabeça e pescoço pode alterar o desenvolvimento dos dentes, causar doenças da gengiva e diminuir a produção de saliva, provocando boca seca.
Hoje, após 05 anos de término do tratamento, já contabilizo 05 percas dentárias, isso mesmo, perdi 05 dentes, sofro com a falta de cálcio nos dentes, dentes super frágeis, e, sem nenhuma assistência odontológica, algo que é LEI!
Isso, é LEI, o Ministério da Saúde teme sua PORTARIA Nº 140, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2014, CAP. 3, ART. 18, § 1º,
É bem claro, quando se trata de atendimento a pacientes oncológicos, o hospital tem ORBIGAÇÃO de oferecer A T E N D I M E N T O O N C O L Ó G I C O!
Ministério da Saúde
Secretaria de Atenção à Saúde
PORTARIA Nº 140, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2014
Redefine os critérios e parâmetros para organização, planejamento, monitoramento, controle e avaliação dos estabelecimentos de saúde habilitados na atenção especializada em oncologia e define as condições estruturais, de funcionamento e de recursos humanos para a habilitação destes estabelecimentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
CAPÍTULO III
DOS CRITÉRIOS ESTRUTURAIS E ORGANIZACIONAIS
PARA O ESTABELECIMENTO DE SAÚDE SER HABILITADO
EM ATENÇÃO ESPECIALIZADA NA ONCOLOGIA
Art. 18. Para ser credenciado e habilitado como CACON, UNACON ou Hospital Geral com Cirurgia de Câncer de Complexo Hospitalar, o estabelecimento de saúde deverá obedecer aos seguintes critérios:
V – Ter equipe multiprofissional e multidisciplinar que contemple atividades técnico-assistenciais realizadas em regime ambulatorial e de internação, de rotina e de urgência, nas seguintes áreas:
- a) psicologia clínica;
- b) serviço social;
- c) nutrição;
- d) farmácia;
- e) cuidados de ostomizados;
- f) reabilitação exigível conforme as respectivas especialidades;
- g) fisioterapia;
- h) fonoaudiologia;
- i) odontologia;
- j) psiquiatria; e
- k) terapia renal substitutiva.
§1º Para fins do disposto no inciso V deste artigo, as assistências em fonoaudiologia e EM ODONTOLOGIA poderão, sob a concordância e regulação das respectivas Secretarias Estadual ou Municipal de Saúde a que esteja vinculado, ser realizada em serviços instalados fora da estrutura do estabelecimento de saúde habilitado como UNACON, quando o mesmo não oferecer a especialidade de cabeça e pescoço, devendo estar devidamente formalizada.
EM RESUMO!
Fiz meu tratamento no HCP (Hospital de Câncer de Pernambuco), lá existe sim o Departamento de Odontologia, SUPER RESTRITO, só é atendido os pacientes EM TRATAMENTO MEDICAMENTOSO (quimio/rádio), terminou o procedimento, termina o atendimento, sendo que, pra conseguir uma vaga, VOCÊ PENA, SOFRE, CHORA.
Fiz umas 03 restaurações, das quais, duas caíram e com elas, foram meus dentes, a terceira… ah, essa caiu também e estou preastes a perder mais um dente.
Não culpo o hospital, não culpo os profissionais, eles fazem o impossível para atender e milagres para o resultado ser positivo.
Só um lembrete: Sequelas existem SIM, e precisam de acompanhamento médico!
O que falta para que isso venha a deixar de ser um PROBLEMA na vida dos pacientes, é simples: MUDE A GESTÃO, PRIORISE NO ATENDIMENTO!
Visite regularmente seu dentista, a quimioterapia pode afetar o esmalte dos dentes e aumentar o risco de problemas dentários a longo prazo, por isso é importante o acompanhamento regular de um dentista.